ROSARIO SMOWING é uma "rockbigband" da cidade de Rosario, Argentina.

Com 15 anos de trabalho e três álbuns lançados de forma independente, é considerado como um grupo dos mais proeminentes em seu gênero.

Conta suas origens no final do século XX, recriando a música dançante dos anos ´40, ´50 e ´60no seu jeito de "Swing Argentino", com canções próprias e arranjos originais que combinam elementos de ska, jazz, mambo, rockabilly, dixie, tango e bolero.

 Membros: 

Diego Casanova: voz tompeta.

Diego Picech: bateria e percussão.

Gabriel Coronel: baixo, contrabaixo e vocais.

Sebstian Teglia: guitarra, banjo e vocal.

Alejandro Bluhn: piano, acordeão.

Adrian Fontana Fluck: trombone,tuba e vocais.

Sergio Peresutti: trompete e gaita.

Jesus Eroles: saxofone, clarinete e violino

 

História:

Foi formada no final de 1999 pelo vocalista Diego Javier Casanova, junto com um pequeno grupo de amigos músicos na cidade de Rosario.

Em setembro do 2000 eles lançaram seu primeiro EP chamado Rosario ya no es lo que era, que incluiu três músicas gravadas em estúdio mais outra duas tomadas ao vivo em uma das primeiras apresentações.

Depois de visitar a cena independente e agir em festivais importantes da cidade e sua área, os músicos começam a gravar seu primeiro álbum completo.

Volumen 1 (2003) foi gravado nos estúdios All Audio pelo engeneiro de som próprio, Jorge "Negro" Ojeda; com Jorge Risso em colaboração na edição e mixagem e a voz de Dom Orlando de la Matta. Foi masterizado por Eduardo Bergallo em Buenos Aires.

Inicialmente publicado e distribuído pela gravadora Ultrapop; a álbum de estréia recebeu elogios dos meios de comunicação mais importantes do país.

Este LP foi apresentado em 12 de setembro, juntamente com o  videoclipe do tema Mareado (finalista no primeiro Festival Argentino do Videoclipe), dirigido pelo premiado cineastarosarino Federico Actis.

Em 2004 a banda começa a sua participação ao vivo em alguns das itinerantes Fiestas Bubamara, tocando para o grande público em locais importantes, como El Teatro em Buenos Aires e Art-Déco de Cordoba .

Através desses anos, alguns dos membros originais do grupo deu lugar para a entrada de outros músicos da cidade, fazendo expandir horizontes musicais e enriquecendo seu som com mais instrumentos, principalmente acústicos.

Em 2005, a canção Mareado  foi incluída na compilação swing Roll of the dice, partilhando a lista com temas de bandas como Pink MartiniBellevue Cadillac, Sandro cumini, Jet Set Sixers e outros.

Em novembro participan pela primeira vez na sua 9 ª edição, no Festival de Jazz de Rosario.

2007 é o ano de seu 2 º álbum, "Si siempre estoy llegando", gravado entre 6 e 8 de Março por Amilcar Gilabert  em Buenos Aires. Ele também tem a participação de Matias Salina no bandoneon, Lucas Magliochetti na tuba e de Orlando de la Matta em locução, com produção independente e edição através da Unión de Músicos Independientes..

Mais tarde nesse ano, a banda foi chamado para se juntar ao elenco da peça Un guapo del 900; com atores de primeira linha, dirigida por Eva Halac e produzido pelo Instituto Cultural de la Provincia de Bienos Aires e Secretaria de Cultura de la Nación, realizando funçoes pública ao ar livre nesse território e na Capital Federal.

Em 2008 integra o Quilmes Rock Festival (Rosario) e participa do XII Festival de Jazz de Rosario, desta vez musicalizando a apresentação do grupo de dança The Jazz Club.

Depois de compartilhar três shows com a famosa reggae band Nonpalidece  e os curitibanos Namastê, a banda começa a mostrar sua arte no Brasil. 2008 em Curitiba e logo em 2009 e 2010 com a produção da Difusa Fronteira em São Paulo, onde dividiu o palco com os brasilienses Moveis Coloniais de Acaju no SESC Pompeia.

Nesse ano tocam no Monumento a la Bandera com a banda francesa Tryo no encerramento do congresso internacional SEDIFRALE .

Logo depois participa em Buenos Aires no ciclo Rock en el Parque Roca, com bandas como Dancing Mood, Los Pericos, Vicentico, Nompalidece, Bahiano, Los Autenticos Decadentes e outros.

Em maio de 2011 aparece Volumen 3 - Se Mueve ; seu 3 º álbum, com músicos convidados importantes, incluindo Mara Santucho (Los Cocineros) e Carlo Seminara (Cielo Razzo).

Este CD foi gravado em sua cidade com produção própria de acordo com a UMI através da sua sede local, de EL QUBIL (musicos independientes de Rosario).

No início de 2012 a banda foi convidada para participar do Masala Worldbeat Festival em Hannover, Alemanha.

Isso facilita a programação da primeira turnê européia da banda, (declarado “De Interesse Cultural” pelo Ministério da Inovação e Cultura da Província de Santa Fé); conpletando com shows nas cidades de Frankfurt, Hamburgo, Hildesheimn e Erlangen (Alemanha) , Malmö e Karlshamn (Suécia) e dois shows em Barcelona (Espanha).

Para isso, o disco "Volumen 3-Se Mueve" é lançado na Europa pela gravadora Flowfish Records, e distribuído pela Brokensilence.

Nas primeiras semanas de lançamento e esgota sua edição digital é destacado por duas grandes estações de radio alemãs.

Durante o passeio tem a oportunidade de dividir o palco com bandas Pinkspots (Alemanha), Luiz Murá (Brasil), Band of Joy (Suécia) Irene Atienza (Espanha). Bem como Chalao e Faela (Suecia) ; os dois grupos atuais do primeiro baterista de Rosario Smowing , Hugo Coronel .

Em 2013 Rosario Smowing lança 13 anos; Edição Especial contendo seus três discos; apresetada durante esse ano nas principais cidades argentinas.

Em agosto, a banda começou uma turnê de 20 shows em cinco países europeus; participando de festivais Dranouter New Traditions (Bélgica), Hannover Maschseefest, Straßenfest Berlin Ku'damm, Bamberg Blues & Jazz  (Alemanha) e outros.

O curso ascendente da "RockBigband" rosarina leva a apresentar-se com grande sucesso no início de 2014 em CC Konex de Buenos Aires, ao lado dos suecos Faela e os portenhos Babel Orkesta.

Neste ano também destaca a produção de seu primeiro ciclo 3x3;  três noites sucesso em Rosario compartilhado com artistas de renome como Violentango, Los Cocineros, Babel Orkesta, Little Testa, Istonio e Los Santos.  

Em seguida abordaram a sua terceira turnê pela Europa, deixando boa impressão em alguns dos mais importantes festivais, como Montreux Jazz Festival, Lärz Fusion, Burg Herzberg, Koblenz Horizonte, Copenhagen Jazz Festival, Tilburg Mundial; e outras actuações em Paris, Berlin, Hamburgo, Praga, Berna, Malmö, Frankfurt e outras cidades, em um total de oito países.

Em setembro elesparticipam no 2 ª Festival Internacional de Goiás (Brasil), cuja programação compartilharam com artistas notáveis, como Escalandrum, Renato Borghetti e Hermeto Pascoal.

Este ano 2015 tem o  CD "No te prometo nada".

O novo álbum apresenta como convidado o maestro Martin Tessa na guitarra e arranjos de  tango, Lucas Querini em piano, Ana Lola Velez na percussão e Don Orlando Delamatta na locução.

Registrado em abril deste ano com a participação de Billie Gomez na gravação e mixagem; Patricio Claypole e Gonzalo Suarez (El Attic Studio, Gral Rodriguez), Alejandro O'Connell (312 Studio, Rosario) Gabriel Coronel colaborou na produção, pré-produção e mixagem e Gustavo Fourcade masterizado em Step Ahead Sound (Buenos Aires).

Foi lançado e estreou durante uma turnê pela Europa em Julho e Agosto, mais uma vez com Flowfish Records.